Segunda, 23 de Julho de 2018
Por Redação  |  Categoria: Diário  |  Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Cuiabá
Terça, 19 de Junho de 2018 - 22:17
A+ A A-

Cultura

Escolas municipais recebem espetáculo sobre mitos e lendas do Rio Cuiabá por meio da contação de histórias

Neste, a contadora de histórias vai levar contos de seres fantásticos e histórias de pescador.

Alunos da rede municipal de ensino estão sendo beneficiados com o cronograma desenvolvido paralelamente ao curso do projeto "Seja um Contador de Histórias" selecionado em edital do Fundo Municipal de Apoio e Estímulo à Cultura/2017, da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. Nesta terça-feira (19), a partir das 13h30, a Escola Municipal de Educação Básica Professor Hélio de Souza Vieira, no bairro Praeiro, vai receber Alicce Oliveira e sua mala repleta de histórias para encantar a plateia infantil, formada por estudantes de 6 a 10 anos.

Até a próxima semana, mais duas escolas serão contempladas, as escolas dos bairros Osmar Cabral e Jardim Vitória já receberam as apresentações do espetáculo "Mitos e Lendas do Rio Cuiabá". Na próxima semana, dia 26 de junho, é a vez dos alunos da Escola Ranulpho Paes de Barros, no bairro Santa Izabel, apreciarem a contação de histórias. Neste, a contadora de histórias vai levar contos de seres fantásticos e histórias de pescador. "É muito importante para gente que projetos como este passem por nossa escola", defende Alicce.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Norma Prates Ridolfi, uma atividade como esta pode ser um aditivo especial ao conteúdo desenvolvido em sala de aula e garante bons momentos à criançada, que aguarda entusiasmada. "Conheço o trabalho de Alicce há uns dez anos. A primeira vez que a conheci foi em um curso de formação na escola e depois, via outro projeto, desta vez, do poder Judiciário. Ela tem uma forma inovadora de contar histórias, faz como que as crianças fiquem muito mais atentas e isso acaba incentivando muito o hábito da leitura", conta Norma.

Segundo a coordenadora, a passagem de Alicce pela escola é uma grande oportunidade para a comunidade pedagógica. "A contação de histórias é uma grande aliada aos projetos da Secretaria e da escola, especialmente quando entram no planejamento das aulas e são colocadas em prática no cotidiano".

De forma envolvente, brincante e com canções inspiradas nas manifestações folclórica regionais do siriri e cururu, ela conduzirá a plateia a uma viagem imaginária pelos cerrados, rios, baías, pantanal e chapadas de Mato Grosso.

Paralelamente, a atriz ministra curso no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - parceira na empreitada - todos os sábados no mês de junho. Ao final do curso, no dia 28 de junho, os participantes colocam o conhecimento adquirido à prova, com as apresentações dos oito grupos formados durante as aulas.

Siga o CanaãBRASIL no Twitter e no Facebook  

LEIA TAMBÉM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

* E-mail:
* Senha:
Seja o primeiro a comentar esta matéria!