Domingo, 15 de Julho de 2018
Por Redação  |  Categoria: Diário  |  Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Cuiabá
Sábado, 21 de Abril de 2018 - 21:04
A+ A A-

Cuiabá 300 anos

Prefeitura institui Comitê Cuiabá 300 Anos com o propósito de envolver toda sociedade

O comitê é organizado em câmaras temáticas que irão definir os interesses da coletividade, na organização das ações para os 300 anos

O prefeito Emanuel Pinheiro, por intermédio da Secretaria Extraordinária dos 300 anos, instituiu oficialmente o “Comitê Cuiabá 300 anos". Constituido por câmaras temáticas da qual fazem parte representantes da sociedade civil organizada , elas atuarão nas comemorações dos 300 anos da Capital. A solenidade de instituição do comitê foi realizada nesta quinta-feira (19), no auditório do Palácio Alencastro.

A partir de agora, cada câmara temática terá a responsabilidades de definir os interesses da coletividade, atuando de forma pontual na tomada das decisões estratégicas relacionadas aos projetos, prospecções e relevâncias da cidade, além de contribuir com as poliíticas públicas e socioculturais, conforme o decreto que será baixado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, após o recolhimento das assinaturas dos membros, criando oficialmente o “Comitê Cuiabá 300 Anos”.

“A primeira missão da nossa gestão, em relação à criação ao Comitê dos 300 Anos, é envolver toda sociedade com o espirito ufanista e de fé inabalável pela cidade que amamos, como também, validar as nossas propostas para a cidade. Uma cidade de todos os brasis, onde muitos que escolheram Cuiabá como sua terra natal vêm mostrando um perfil bem eclético, porém enraizado na nossa cultura. E é para essa cidade e para esse povo que se abre para o amanhã dos 300 Anos que estamos trabalhando”, frisou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Para o secretario Júnior Leite o comitê chega com finalidade de estreitar as relações entre pessoas que querem ser inseridas de alguma forma no contexto dos 300 anos. Segundo o secretário, ainda há tempo para quem tem interesse em participar do processo de ações a serem realizadas para as festividades, ampliando-as a todos os setores da sociedade.

“Este comitê vai auxiliar, participar e nos ajudar de forma objetiva na construção do que sonhamos para os 300 Anos de Cuiabá. Todos os envolvidos terão a passibilidade de discutir as ações, fazer sugestões, trazer inovações e até mudar alguns daqueles projetos que sugerimos lá atrás quando criamos a secretaria”, esclareceu Junior Leite.

Várias personalidades representando o Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal de Cuiabá, Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/MT, Universidade Federal de Mato Grosso, Organizações Não Governamentais, Institutos, Movimento Comunitário, Entidades Religiosas e iniciativa privada assinaram a sua participação no Comitê 300 Anos, entre elas, Fernando Tadeu, o Pró-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e José Rodrigues Rocha Júnior, presidente de Segurança Social da OAB-MT.

“A sede da prefeitura está no coração do solo sagrado e nós estamos aqui onde foi fundada essa cidade e aqui tem muita história. Nós temos o dever de dar continuidade a nossa história e o senhor está continuando a história de muitos prefeitos. Todos que moram aqui devem continuar a história de muitos que  por aqui passaram. Portanto, o senhor tem uma missão muito importante. Lembrando que não se faça apenas dos 300 anos essa comemoração, mas enaltecê-la todos os dias, porque Cuiabá está todo o dia em nossas vidas”, disse o pró-reitor da UFMT, Fernando Tadeu.

“Em nome da Ordem dos Advogados do Brasil de MT, estou aqui hipotecando o apoio da instituição e o compromisso da OAB com as atividades que serão programadas, com os nossos profissionais advogados que estão espalhados em todos os setores da sociedade, tanto do poder público, quanto da iniciativa privada para que nós possamos estar efetivamente colaborando com a construção da implementação dessas ações do tricentenário da nossa cidade”, falou José Rodrigues Rocha, presidente de Segurança Social da OAB-MT.

O evento também contou com a participação dos atores do grupo Cena Onze com as estátuas vivas de personagens históricos de Cuiabá.



Projetos

Algumas ações do município que deverão auxiliar o comitê são o  Projeto Piano Gente por meio do qual dois pianos serão colocados na Praça Alencastro a partir de 11 de maio; a Revitalização do Centro Histórico; a ocupação do Centro de Cuiabá com a Lei para diminuir o ISSQN para as faculdades; o Chamamento público para a construção de dois viadutos sendo um deles num trecho da avenida do contorno leste (17 km), que saírá do Distrito Industrial alcançando a  Rodovia Emanuel Pinheiro; o Memorial dos 300 Anos; a Cápsula dos 300 Anos (que será aberta em 08 de 2069); a Torre do Morro da Luz; a revitalização do Morro da Luz; e ainda as obras de infraestrutura da cidade e investimentos na área de saúde e educação.

Outra proposta para a cidade lançada durante o evento foi o “Projeto Conheça Sua Rua” - Totens que ficarão visíveis nas ruas da cidade contando um pouco da história do personagem que dá o nome a aquela rua. Direcionado a iniciativa privada que através de chamamento público, as empresas interessadas poderão colocar a sua marca.

Segue no anexo a relação dos membros do Comitê Cuiabá 300 Anos. 

Siga o CanaãBRASIL no Twitter e no Facebook  

LEIA TAMBÉM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

* E-mail:
* Senha:
Seja o primeiro a comentar esta matéria!