Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Por Junior Martins  |  Categoria: Economia  |  Fonte: ClippingCom
Quarta, 24 de Maio de 2017 - 13:36
A+ A A-

Balanço

Mato Grosso cresce em produção de energia renovável

Com inscrições esgotadas, Seminário de Energia começa nesta segunda (22), às 19h30, com as participações do governador e vice-governador de MT e do ministro de Minas e Energia, e termina na quarta-feira (24.05)

A produção de energia primária renovável e a produção de energia secundária, especificamente a eletricidade, cresceram a taxas de 4,9 e 7,9% ao ano, respectivamente. É o que revela, entre outras informações, o Balanço Energético do Estado de Mato Grosso e Mesorregiões (BEEMT- 2015), que será apresentado no 8º Seminário de Energia – Ideias Sustentáveis e Eficiência Energética programado para ser realizado de 22 a 24 de maio, no auditório da Fiemt, em Cuiabá.

 

De acordo com o BEEMT-2015, um estudo produzido pela UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), pela Sedec-MT (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso) e pela Uniselva (Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT) e que atualiza os dados da série histórica do último balanço estadual publicado em 2009, a produção de energia primária cresceu principalmente pelo incremento do biodiesel nos cinco anos finais da série (2004 a 14).

 

As cinco mesorregiões do estado são distintas nos aspectos geográfico, social e energético. E, dentre elas, a sudoeste caracteriza-se por ser exportadora dos principais recursos energéticos renováveis. Segundo o BEEMT-2015, essa mesorregião destaca-se pelos derivados de cana-de-açúcar e a hidroeletricidade. É nos limites desse território que se encontra a maior usina de açúcar e álcool do estado. E detém a maior parcela de produção de energia primária de MT.

 

Já a mesorregião norte é a mais próspera entre as cinco e também a responsável pela maior produção de grãos do estado, o que a torna a maior consumidora de óleo diesel no setor agropecuário, nos processos de preparação e plantio, e no setor de transportes, para o escoamento da safra. Esse território é o maior produtor de energia elétrica de origem hidráulica e tem um parque industrial responsável pelo maior consumo de eletricidade de Mato Grosso.

 

O Balanço Energético do Estado de Mato Grosso e Mesorregiões (BEEMT- 2015) será entregue oficialmente, pelo Niepe (Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Estratégico) da UFMT para o Governo do Estado de Mato Grosso, na cerimônia de abertura do 8º Seminário de Energia, evento do Sindenergia (Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso), a partir de 19h30 desta segunda.

 

Serviço

 

O VIII Seminário de Energia – Ideias Sustentáveis e Eficiência Energética começa nesta segunda-feira (22), às 19h30, no auditório do Sistema Fiemt (Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso), localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 4.193, no Centro Político Administrativo, Cuiabá. Mais informações nos telefones (65)3644-3443 e 99801-3443.

Siga o CanaãBRASIL no Twitter e no Facebook  

LEIA TAMBÉM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

* E-mail:
* Senha:
Seja o primeiro a comentar esta matéria!