Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Por Fernando Leal  |  Categoria: Educação  |  Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Wagner Ramos
Quarta, 10 de Maio de 2017 - 23:14
A+ A A-

Ensino Fundamental

Projeto de Wagner inclui Redação em Português, a partir do 3º ano

O Português é a língua oficial de oito países do mundo, espalhados em quatro continentes. Estima-se que quase 250 milhões de pessoas falem o idioma

O deputado Wagner Ramos (PSD) propôs inclusão da “Redação” na disciplina “Língua Portuguesa”, a partir do 3º ano do Ensino Fundamental-I, para os alunos das escolas públicas de Mato Grosso. O trabalho entrou em fase de estudos no período em que o governo se une a setores da comunidade escolar no processo de mobilização pela erradicação do analfabetismo em Mato Grosso, por meio do projeto Muxirum da Alfabetização.

De acordo com o Projeto de Lei nº 90/2017, de autoria do parlamentar, uma vez por semana os estudantes terão aula de Redação, agregando conteúdo obrigatório com interpretação de texto e aprendizado para manuseio de dicionário. Segundo Wagner, o cômputo final da média bimestral – exigida para aprovação em Língua Portuguesa – contará com avaliações mensais de “Redação” que englobarão, também, atividades avaliadas em sala de aula.

O projeto segue o Artigo 205 da Constituição Federal. Ele estabelece que a educação seja promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, buscando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Também observa que o Brasil foi impactado com o novo Acordo Ortográfico de 2009, elaborado para uniformizar a grafia de palavras de países que possuem o português como língua oficial.

É com base nesse cenário que Wagner considera imperiosa a reestruturação das grades curriculares, no que diz respeito à Língua Portuguesa, a partir do Ensino Fundamental-I. É, segundo ele, na conclusão do processo de alfabetização do aluno, que deve ocorrer por volta dos oito anos de idade. O PL 90/2017 está na Comissão Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto.

O Português é a língua oficial de oito países do mundo, espalhados em quatro continentes. Estima-se que quase 250 milhões de pessoas falem o idioma. Depois do Brasil, os países onde o português é mais falado são Moçambique (19 milhões), Portugal e Angola (11 milhões cada um) e Guiné Bissau (mais de um milhão). Segundo o Mestre em Letras Clássicas e PhD em Arqueologia Clássica, professor Milton L. Torres, o espanhol não é o parente mais imediato do português, mas o galego – a última língua do tronco romântico a se separar de nosso idioma.

Siga o CanaãBRASIL no Twitter e no Facebook  

LEIA TAMBÉM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

* E-mail:
* Senha:
Seja o primeiro a comentar esta matéria!