Domingo, 15 de Julho de 2018
Por Márcia Ferreira  |  Categoria: Saúde  |  Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Vera
Quarta, 16 de Março de 2016 - 13:51
A+ A A-

AÇÃO

Profissionais da área de Saúde participam de capacitação sobre Vigilância em Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Vera tem apostado na capacitação permanente de seus profissionais para que o atendimento e a orientação ao público sejam feitos com excelência.

Todas as sextas-feiras, as equipes se reúnem para estudar um determinado tema,  de forma a ir suprindo gradativamente lacunas com relação ao atendimento, identificadas no cotidiano. Por esse motivo, no dia da capacitação, Gestores, Coordenadores, Agentes de Saúde, Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, Fiscais Sanitários e Vigilantes em Saúde,  não atendem nas unidades básicas ( PSF) no período da tarde.

Conforme Vera Moro, Secretária de Saúde, esta parada é essencial para que os profissionais  ampliem  seus conhecimentos técnicos e científicos.

“São nestes momentos de estudo e nesta troca de experiência que os profissionais adquirem as ferramentas necessárias para dar suporte à sua atuação”, pontuou a secretária.

A enfermeira Maria Aparecida Mileski, elencou os assuntos abordados na capacitação da última sexta-feira (11).

“Quando o tema é saúde, temos uma mudança muito rápida de informações. É preciso buscar atualização constantemente. Nesta capacitação, abordamos os seguintes assuntos: atribuições de cada vigilância, papel que cada profissional desempenha, atuação junto aos órgãos parceiros e agravos à saúde”, ressalta.

Outro tema abordado foi a preocupação da população com relação a cachorros e gatos soltos nas vias públicas.

“Pelo fato do nosso município ser classificado na categoria de Baixa Complexidade (apenas atendimento de Atenção Básica), não possuímos um Centro de Zoonozes, onde se planeja, administra e executa programas de monitoramento e controle de espécies animais. A Prefeitura tem um Código de Postura instituído por meio da Lei Nº 006/87 e neste Código, o setor responsável pelo controle de animais é o da Secretaria de Obras juntamente com o departamento de vigilância ambiental”, concluiu.

Ainda sobre este assunto, a enfermeira  orientou que é preciso acionar a Secretaria de obras para recolher animais abandonados, mortos ou que ameacem risco físico à população. O número de contato para denúncias é: (66) 3583-2076 ou (66) 9649-4545.

Durante a capacitação, além de teoria, os profissionais também participam  de  dinâmicas para demonstrar na prática situações, detectar problemas e encontrar soluções.

Siga o CanaãBRASIL no Twitter e no Facebook  

LEIA TAMBÉM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

* E-mail:
* Senha:
Seja o primeiro a comentar esta matéria!